sábado, 13 de setembro de 2008

O que é ser razoável?




O que é ser razoável?


Se a gente for procurar no dicionário, razoável é o que está entre uma razão e outra, é o moderado, é aquilo que de repente está entre um ponto determinado e outro.

Todos nós ouvimos muito.

"Seja razoável."

"Você precisa ser uma pessoa razoável."

"Isto não é razoável."

Agora quantas e quantas vezes esse razoável que me pediram era um apelo para que eu abrisse mão da minha vontade inteiramente pela do outro.

Ser razoável é eu ouvir a razão do outro, colocar a minha, não abrir mão do meu desejo, da minha vontade, daquilo que eu acredito mas perceber quando eu não posso colocar e ceder diante de uma necessidade.

Então, é muito importante que a gente entenda que a razoabilidade, ou esse ser razoável é um processo de duas mãos.

É um processo pelo qual eu analiso o que o outro tem a apresentar contra aquilo que é a minha vontade, o meu desejo, o meu projeto e percebendo que eu não posso realizá-lo da maneira como eu quero, então ceder em alguma coisa.

Profissionalmente a gente vê muito isso, na vida a dois temos que ser razoáveis, na vida do dia a dia.

Toma cuidado, porque eu me lembro de quantas vezes eu abri mão do que eu queria, eu me aviltei, eu acabei estressado, porque o peso do mundo foi muito maior, por eu ter cedido a certas coisas sob pena de não ser razoável.

Então, por favor, sejamos razoáveis sim, ser razoável é muito importante desde que eu não me avilte, desde que não abra mão inteiramente da minha vontade, desde que eu não abafe um projeto meu.

Eu cansei de ser razoável me anulando.

Eu hoje quero ser razoável, quero ouvir o que o outro tem a dizer, quero ter um equilíbrio, entre a emoção de repente me atira, e a razão que muitas vezes me modera, mas sem abrir mão de mim mesmo.

Sem de repente deixar de ser eu, só, para não deixar de ser razoável.

Cuidado!


Luiz Alca (Programa Viver Bem – TV Tribuna – 23/02/08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly