quinta-feira, 9 de outubro de 2008

AS TRÊS PENEIRAS




Um dia, um homem foi ao encontro de Sócrates e lhe disse: Tenho algo a lhe contar sobre um amigo teu... e Sócrates lhe falou: Espera, antes preciso saber se passou essa informacao pelas 3 peneiras... H- Três peneiras??? que queres dizer? S- A 1ª é a peneira da Verdade, tens certeza que o que tens para contar sobre meu amigo, é verdadeiro? H- Bom, foi o que me contaram... S- A 2ª é a peneira da Bondade, certamente é algo de bom que vens falar sobre ele?... H- É...não muito... S- A 3ª é a peneira da Utilidade, é útil o que tens para me contar? H- Útil?? Na verdade não... S- Então meu bom homem, se o q tens para contar não é Verdade, nem Bom, nem Útil, aconselho que o guardes apenas para ti... Submeta-o ao crivo sempre das três peneiras: VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso, porque:

PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS,
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS,
PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS.
CONHECER-SE É DOMINAR-SE, e dominar-se é TRIUNFAR !!!
"O verdadeiro conhecimento é aquele que vem de dentro"
"É preciso que os homens bons respeitem as leis más, para que os homens maus respeitem as leis boas."
"A beleza permanece depois que a rosa murcha"
inscrição do Oráculo de Delfos:"Conhece a ti mesmo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly