terça-feira, 7 de outubro de 2008

CHACRAS - Os centros enérgicos da saúde plena: física, mental, emocional e espiritual

1 CHACRA DA RAIZ
Em sânscrito muladhara, de nmula, que significa raiz, e adhara, base. LOCALIZAÇÃO Região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais. COR Vermelho. ELEMENTO Terra. GLÂNDULAS Supra-renais. FUNÇÃO Sobrevivência. DISFUNÇÕES Fraqueza, doenças ósseas ou hemorróidas; dificuldade para lidar com a raiva e frustração. TEMAS Associado à vitalidade e à nossa ligação com a terra, ele rege as funções do intestino grosso, os ossos, as pernas, pés e tudo o que nos mantém firmes no chão. A habilidade (ou incapacidade) de gerir o plano material, como cuidar do corpo, ganhar dinheiro e dar forma aos projetos, tem a ver com esse centro, que influencia a vida sexual na sua vertente mais instintiva. COMO ATIVAR Caminhar descalça, dançar e pular com batidas rítmicas no chão, tomar atitudes em relação às questões materiais da existência. PARA REFLETIR O que pode estruturar ou desestruturar você?


2 CHACRA DO SACRO
Svadisthana, que significa morada. LOCALIZAÇÃO Região do baixo-ventre. COR Laranja. ELEMENTO Água. GLÂNDULAS Ovários e testículos. FUNÇÕES Prazer, procriação, criatividade. DISFUNÇÕES Dependência emocional, luxúria, frigidez, bloqueio criativo, problemas nos rins, nos sistemas reprodutor e circulatório. TEMAS A polaridade amor e ódio, os sentimentos de vergonha e culpa, as fantasias sexuais e as dores emocionais profundas (ligadas à maternidade e às traições) são questões desse chacra, que governa os líquidos corporais, como o sangue, a menstruação, o esperma e as lágrimas. Tanto o prazer do orgasmo quanto o risco de confundir-se com o parceiro mexem com a energia desse centro, bem como a saúde dos órgãos envolvidos na concepção. COMO ATIVAR Atividades aquáticas, danças de ritmo sensual. PARA REFLETIR Descubra a relação entre sexualidade e espiritualidade.

3 CHACRA DO PLEXO SOLAR
Manipura, que significa gema ou jóia reluzente. LOCALIZAÇÃO Acima do umbigo, na região do estômago. COR Amarelo-ouro. ELEMENTO Fogo. GLÂNDULA Pâncreas. FUNÇÕES Digestão, fortalecimento da vontade. DISFUNÇÕES Distúrbios alimentares, diabetes, mania de julgar ou controlar os outros, egocentrismo. TEMAS As questões de carisma e autoridade são o desafio desse ponto, ligado ao metabolismo dos alimentos e das emoções. Despertar a consciência para as emoções envolvidas nos jogos de poder (como a fúria ou o medo da perda) é a chave para transmutá-las. Nessa esfera, aprendemos a nos defender dos abusos e a obter autodomínio - nunca pela negação dos sentimentos, mas pela habilidade de lidar com eles. COMO ATIVAR Exercícios de flexão de coluna (na ioga, a postura da pinça e a saudação ao sol). PARA REFLETIR Identifique os aspectos luminosos e sombrios no seu modo de exercer o poder.

4 CHACRA DO CORAÇÃO
Anahata, que significa intocado ou inaudível. LOCALIZAÇÃO Centro do peito. COR Verde. ELEMENTO Ar. GLÂNDULA Timo. FUNÇÕES Estimular a imunidade e o bom funcionamento do coração e dos pulmões, desenvolver a capacidade de amar, perdoar e sentir compaixão. DISFUNÇÕES Problemas respiratórios e cardíacos, medos ou ilusões a respeito do amor. TEMAS Elo entre os três primeiro chacras (ligados a matéria, sexo e relacionamentos) e os três últimos (ligados à espiritualidade), o quarto centro deve integrá-los, elevando nosso grau de consciência e de auto-estima. Para isso, precisamos reconhecer e tratar dores decorrentes de ciúmes, ressentimentos e abandonos. COMO ATIVAR Terapias voltadas para as curas emocionais e meditações dirigidas. PARA REFLETIR Liberte-se da idéia de que você ou os outros deveriam ser diferentes para merecer amor. Aceite o que cada um é.

5 CHACRA DA GARGANTA
Vishudha, que significa purificar. LOCALIZAÇÃO Região da garganta. COR Azul-celeste. ELEMENTO Éter. GLÂNDULA Tireóide. FUNÇÕES Desenvolver a comunicação autêntica, a criatividade e a intuição, estimular a saúde na região do pescoço e ombros. DISFUNÇÕES Bloqueios na faculdade de percepção e expressão, distúrbios ligados à garganta e tireóide. TEMAS Nosso sistema de crenças e valores está associado a esse centro. Se ele for rígido demais, a flexibilidade da parte superior do corpo será prejudicada, bem como a espontaneidade e a possibilidade de inventar novos significados para a existência. Se você é do tipo que engole sapos ou dissimula sentimentos, bloqueará a energia nessa região. O equilíbrio depende da recuperação da capacidade de expressar o que sente, desfazendo o nó na garganta. Assim, vai favorecer a capacidade de entrega, a generosidade, os poderes mágicos de evocação espiritual e também a responsabilidade por tudo o que sua voz é capaz de criar. COMO ATIVAR Cantar ou entoar mantras. PARA REFLETIR Palavras podem ferir ou curar, criando guerra ou paz nas relações pessoais e mundiais.

6 CHACRA FRONTAL
Ajna, que significa saber, perceber. LOCALIZAÇÃO Na testa, entre as sobrancelhas. COR Azul-anil. ELEMENTO Nenhum, plano da energia telepática. GLÂNDULA Pituitária. FUNÇÃO Desenvolver a sabedoria. DISFUNÇÕES Dores de cabeça, problemas de visão, incompreensão. TEMAS No dia-a-dia, esse chacra nos confere clareza, discernimento e concentração, mas é possível ir além: os dons da vidência e da telepatia correspondem a esse centro, conhecido como o "terceiro olho". Só os grandes sábios conseguiram chegar aos estágios mais elevados desse plano, compreendendo a profunda ligação entre todos os seres. Quando isso não ocorre, mesmo os visionários correm o risco da arrogância e do mau uso dos talentos. COMO ATIVAR Exercícios de visualização e imaginação ativa, como mentalização de cores e símbolos. PARA REFLETIR Procure conectar visão e intuição para enxergar além da superfície e compreender melhor o que vê.


7 CHACRA DA COROA
Sahasrara, que significa mil vezes maior. LOCALIZAÇÃO Topo da cabeça. COR Violeta ou branco. ELEMENTO Nenhum, plano da energia cósmica. GLÂNDULA Pineal. FUNÇÕES Integração, cura, consciência plena. DISFUNÇÕES Alienação, distúrbios mentais. TEMAS A circulação da energia nesse centro influencia a saúde em geral, pois ele rege o cérebro, as faculdades cognitivas e a memória. Do ponto de vista espiritual, é o estágio da iluminação e da santidade. Para nós, que buscamos a luz, distantes do nirvana, esse chacra aponta para a necessidade de aprendizado e de respeito ao mistério. COMO ATIVAR Meditação e posturas invertidas da ioga (só com orientação de especialistas). PARA REFLETIR O potencial para iluminação existe dentro de todos nós e qualquer ponto luminoso é importante no combate à ignorância.


A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Relacionados a órgãos e glândulas, eles têm importância decisiva para a nossa vida mental e espiritual, influenciam nossas emoções e são influenciados por elas.Atuam,então,diretamente sobre a nossa disposição e alegria de viver. Os sete principais estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça, em áreas de confluência de mais de 70 mil nadis - rios de energia (comparáveis aos meridianos da medicina chinesa). Quando seu fluxo é bloqueado, surgem as doenças. "Aí, não apenas a saúde física fica comprometida como também todo o nosso desenvolvimento, pois na tradição indiana, berço desse conhecimento, matéria e espírito são inseparáveis",explica Márua Roseni Pacce,fundadora do Núcleo de Yoga Ganesha,em São Paulo.E o que pode bloquear os chacras? "A má qualidade do ar ou da alimentação,o sedentarismo e os tumultos internos são verdadeiros ladrões de energia",ensina Mercedes Requena,terapeuta e professora do Ganesha. Os mestres hindus receitam ioga e meditação contra o desequilíbrio, mas é possível ativar os chacras com atividades físicas, atitudes adequadas no dia-adia e terapias específicas, que envolvem mantras (cânticos devocionais) ou mentalização de cores. Especialista em medicina ayurvédica e cultura indiana, César Deveza diz que esses pontos são como maestros da sofisticada orquestra que rege a nossa energia. O assunto é complexo e ele alerta sobre o risco das simplificações. Não faz sentido, por exemplo, achar que problemas cardíacos podem ser resolvidos apenas com meditações que ativam o chacra dessa região. Para nos abastecer, os chacras captam a força vital (prana) e espiritual (kundalini). Na verdade, trata-se da mesma energia, que se manifesta de modos diferentes e é obtida por meio do ar, luz solar, água, alimentação e pelo desenvolvimento da consciência. Os pranayamas, exercícios respiratórios da ioga, purificam nossos canais, favorecem a absorção dos nutrientes e o despertar da kundalini. Segundo a tradição tântrica, essa força mora dentro de nós, mas em estado latente."
Adormecida no primeiro chacra, ela deve ser conduzida até o sétimo, integrando as polaridades feminina e masculina, representadas respectivamente pela deusa Shakti, considerada a mãe de todas as formas, e o deus Shiva, portador da consciência plena", diz Márua. Mas ela acredita que ainda estamos longe disso. "Poderemos dar um salto quando conseguirmos desenvolver o chacra cardíaco, aprendendo mais sobre o amor incondicional."A seguir, apresentamos as características de cada chacra, de acordo com O LIVRO BÁSICO DOS CHACRAS (ED. PENSAMENTO), de Naomi Ozaniec, e TERAPIA DO AMOR (ED. SEMENTE), de Rahasya Fritjof Kraft. Para facilitar, na ilustração que abre a matéria localizamos os chacras na região frontal, mas lembre-se: eles também operam nas partes posteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly