terça-feira, 7 de outubro de 2008

CHANDRA NAMASKAR

Esta seqüência de saudação à Lua ( Chandra Namaskar ) é dedicada à deusa Sakini, aquela que tem o controle completo de todo corpo. Cada postura desta sequência está particularmente relacionada com o feminino.

Conforme a simbologia do Yoga, a lua está localizada na garganta, e o sol no centro do abdome. Seguindo as indicações do Hatha Yoga Pradipika, só invertendo esse processo de alto/lua, baixo/sol, virando-se o corpo de ponta-cabeça é que se impede ou, pelo menos, se retarda o processo de envelhecimento.

1. Gesto da Saudação: Namaskar Mudra. Sentado no solo, esticar as pernas unidas, juntar palmas das mãos no centro do peito em Pronam Mudra.

2. Postura da meia-lua aberta - Ardha Chandra Purvottanasana. Expirar esvaziando completamente os pulmões. Inspirando, subir os braços à frente do corpo e inclinar o tronco para trás. O rosto fica voltado para cima.

3. Postura da meia-lua fechada - Ardha Chandra Paschimottanasana Expirando, flexionar o tronco à frente, levando as mãos sobre os joelhos e a testa sobre as mãos.

4. Postura do barco - Navasana. Inspirando, levantar o tronco, inclinando-se para trás, pernas esticadas e erguidas, braços esticados paralelos ao solo com as mãos à altura dos joelhos.

5. Postura da pilastra -Sthambasana. Expirando, descer o tronco até o chão, mantendo as pernas erguidas e esticadas, perpendiculares ao solo.

6. Postura sem apoio. Niralamba Sarvangasana. Inspirando, levantar o tronco e as pernas, até ficar perpendicular ao solo, numa linha reta, os braços estendidos ao solo.

7. Postura do arado - Halasana. Expirando, descer as pernas esticadas, apoiando os pés no solo atrás da cabeça.

8. Postura do sulco - Sitasana. Inspirando, levar os braços em direção a cabeça, dobrar os joelhos e abraçar as pernas.

9. Postura do barco - Navasana. Expira, e inspirando, rolar o tronco para frente, deixando um pouco inclinado, voltando a postura nº4.

10. Postura da pinça - Paschimottanasana. Expirando descer as pernas unidas e esticadas ao solo, flexionando o tronco de modo que as mãos seguram os pés.

11. Postura da meia-lua aberta - Ardha Chandra Purvottanasana. Inspirando subir o tronco e os braços à frente do corpo, voltando a postura nº2.

12. Postura do gesto da sudação a Lua - Chandra Namaskar. Expirando, juntar as mãos no centro do peito, dobrar os joelhos, juntando as plantas dos pés.
http://cantinhodoreiki.multiply.com/photos/album/9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly