sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Só podemos viver o HOJE



Muito ouvimos no dia a dia das pessoas de nosso convívio, seja pessoal ou profissional, sobre as preocupações, nervosismo e ansiedade que sentem, devido a problemas pelos quais estão passando, ou ainda, na maioria das vezes, ainda nem passaram. Preocupam-se antecipadamente, muito antes da hora, e, regra geral, o que é mais triste, esperando sempre pelo pior, pois raros são os que se mantém otimistas... Frases como: "Quando meus filhos saem de casa, fico tão preocupada, que não consigo dormir até que cheguem", "não conseguirei saldar meu compromisso na data certa", "tenho tanto por fazer que meu trabalho não estará pronto no dia marcado", "isto que sinto deve ser algo grave", "não sou capaz", "tenho medo e não vou fazer este exame, porque pode mostrar algo errado", e tantas outras, que tão freqüentemente escutamos, indicam que as pessoas estão se limitando pelo medo e negatividade, e fechando a porta para sua felicidade.

Sentindo e agindo desta maneira, nós certamente nos mantemos desequilibrados emocionalmente, e conseqüentemente, fisicamente, gerando alterações em nossa saúde. O Estresse decorrente desta tensão desregula todo nosso organismo: sistema hormonal, sistema imunológico, funcionamento e regulação dos órgãos e das relações entre eles, acarretando várias doenças, que tanto sofrimento geram. Lembremos que os ansiolíticos e antidepressivos estão entre os medicamentos mais consumidos no planeta. Tentamos resolver nossos problemas existenciais através de pílulas, pois no mundo altamente tecnológico que vivemos, não há espaço para reflexões e aprofundamento, e como resultado vivemos crises permanentes de crenças, valores e identidade.

Como podemos lidar melhor com esta situação? Primeiro devemos saber que somos os únicos responsáveis pelo que sentimos e pela vida que levamos, como bem colocou Anais Nin: "Não vemos as coisas como são, mas como nós somos". Assumir esta condição é fundamental para que possamos iniciar o processo de mudança. Quando experimentarmos paz interior e fé na vida, com a certeza de que estamos fazendo o melhor possível HOJE, mesmo que tenhamos errado no passado, vivenciaremos uma radical transformação pessoal. Pensemos no que nos diz um conhecido ditado tibetano: "Se o seu problema tem solução, então não há com o que se preocupar; se o seu problema não tem solução, qualquer preocupação será em vão". Seu significado é: a ansiedade e preocupação são inúteis, e fazem com que nossas chances de resolver qualquer problema diminuam, pois nossa mente se mantém enevoada e fechada para vislumbrar quaisquer possibilidades e alternativas, limitando enormemente nossas ações. Certamente pouco ou nada de proveitoso resultará de tal estado de espírito. Devemos confiar mais em nós mesmos, pensando, falando e agindo congruentemente e da melhor maneira possível, para que estejamos certos de que HOJE fizemos o melhor, o máximo dentro de nossas possibilidades, e se mesmo assim algo não ocorreu como esperávamos, com a consciência tranqüila saberemos que é por que então temos algo a aprender com esta vivência, uma lição que servirá para nos fortalecer para a vida.


Dr. Roberto Debski
Médico especialista em Homeopatia e Acupuntura pela A.M.B. Psicólogo,
trainer internacional em PNL

http://www.serintegral.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly