quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A sublime arte de curar



O que é realmente a Cura? É possível atingi-la? Hahnemann, o criador da Homeopatia no seu livro "Organon da Arte de Curar", livro texto básico e fundamental, nos diz no seu primeiro parágrafo: (#1) "A mais elevada e única missão do médico é restabelecer a saúde nos doentes, que é o que se chama Curar". Sendo assim, o que será que devemos tratar a fim de se atingir a cura? No #7 ele nos diz: "... em suma, a TOTALIDADE dos sintomas deve ser, para o médico, a principal, a única coisa que ele deve ver em cada caso de doença, e afastar pela sua arte, a fim de curar a doença e transformá-la em saúde".

Usando um exemplo prático: um paciente com uma queixa física, seja um sintoma digestivo, uma erupção na pele, uma enxaqueca etc.. Durante a consulta, notamos alterações de ordem emocional e comportamental como por exemplo, medo para tomar decisões, timidez, falta de confiança em si, agressividade etc., sem que o paciente se refira a estas alterações como sintomas a serem tratados. Será que ao tratarmos somente o sintoma físico, este indivíduo poderia ser considerado curado? O oposto também é válido, quando priorizamos os sintomas mentais, deixando outros de ordem física, que também trazem sofrimento, de lado. Vejamos o #8: "Não é concebível, nem pode ser provado por experiência alguma no mundo, que, removidos TODOS os sintomas mórbidos, e todo o conjunto dos acidentes perceptíveis, reste, ou possa restar, qualquer outra coisa além da saúde, ou que a alteração mórbida no meio interno permaneça sem ser destruída".

Sabemos que para se modificar uma conduta pessoal, são necessários conscientização, auto conhecimento, e principalmente vontade. O remédio homeopático não transforma ninguém. Ele proporciona o equilíbrio para se atingir este estado, harmonizando corpo, mente e energia, situação que perdurará enquanto assim desejarmos, sentindo, pensando e agindo corretamente, sempre de acordo com nossos valores pessoais. É comum observarmos isto na nossa prática. Se por outro lado, voltarmos a agir e pensar como antigamente, deixando-nos influenciar pelos medos, velhos hábitos, e acontecimentos da vida cotidiana, desrespeitando nossos valores e limites, os sintomas voltarão.

Nossa missão é oferecer aos pacientes o que Hahnemann nos coloca de modo sublime no #9, um dos mais belos do 'Organon', na minha opinião: "No estado de saúde a Força Vital imaterial que dinamicamente anima o corpo material reina com poder ilimitado e conserva todas as partes do organismo em admirável e harmoniosa atividade, tanto respeito às sensações como às funções. Deste modo o espírito dotado de razão que reside em nós pode dispor destes instrumentos vivos e sãos para atingir os mais altos fins de nossa existência". Talvez ai resida o segredo da vida que todos procuramos: viver com saúde, paz, amor, harmonia, consciência, tranqüilidade, criando algo bom e cumprindo a nossa MISSÃO na terra. Assim, quando nos formos, passando para outros planos, poderemos partir com a certeza que deixamos algumas sementes plantadas, que florescerão e transformarão, ao menos um pouco, este mundo.

Dr. Roberto Debski
Médico especialista em homeopatia e Acupuntura pela A.M.B. , psicólogo, trainer internacional em PNL

http://www.serintegral.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly