domingo, 21 de dezembro de 2008

CAMINHAR FAZ BEM E É DE GRAÇA!




Caminhar é um dos exercícios mais completos, é aconselhável a todas as pessoas e, é um dos mais indicados para a terceira idade. Antes, porém de começar qualquer atividade física, deve-se procurar um médico para fazer teste de esforço para receber orientação adequada a cada tipo pessoa.
. . Caminhar é essencial para a vida. São grandes os benefícios: ¨ Combate a depressão, cura a depressão, porque produz a endorfina, uma substância responsável pela sensação de prazer e de euforia, promovendo o equilíbrio da mente.
. . » Combate o estresse porque reduz, no sangue o nível de adrenalina, o hormônio causador do estresse. ¨ Põe em equilíbrio o funcionamento de todos os órgãos.
. . » Combate a hipertensão arterial, porque melhora a circulação sangüínea, funcionando como um redutor de pressão.
. . » Melhora a respiração oxigenando todas as células do nosso corpo.
. . » Melhora a memória porque as células da massa cinzenta do cérebro recebem mais oxigênio.
. . » Fortalece e aumenta o tônus muscular.
. . » Previne e trata a osteoporose, porque ativa a capacidade de regeneração da massa óssea. ¨ Combate artrose, artrites e dores na coluna.
. . » Embeleza o corpo porque queima calorias ajudando a reduzir peso.
. . » Combate a prisão de ventre.
. . » Combate o câncer.
CUIDADOS
. . Use tênis adequados, leves, acolchoados, com amortecedor de calcanhares. · Use filtro solar sempre que caminhar de dia, mesmo que o tempo esteja nublado, sem sol.
. . • Procure caminhar até às 10 horas e depois das 16 horas, porque o sol está mais fraco. Não é suando, perdendo líquido que se perde peso.
. . • Não ande de estômago cheio, nem em jejum.
. . • Procure os terrenos planos. Subidas e descidas além de exigir maior esforço físico, podem provocar danos à coluna e aos joelhos.
. . Use roupas leves, claras, confortáveis.
. . Ande em passos ritmados, não corra, nem se canse, vá aumentando aos poucos o tempo da caminhada obedecendo ao seu organismo.
. . Procure lugares arborizados.
. . • Beba água após a caminhada para se reidratar.
. . • Ande em silêncio, não é hora de conversar, nem com você mesmo. Não é o momento apropriado pra resolver problemas.
. . • Procure relaxar entrando em contato com a natureza.
. . • Observe sua respiração, inspirando e expirando suavemente, sem forçar, sem tensão. Dê o primeiro passo!
. . O difícil é começar, depois vira um hábito, "um vício". Acredite, depois de uma caminhada o problema que parecia "enooorme", diminui e outros até encontram solução na mente mais equilibrada, "mais oxigenada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly