domingo, 25 de janeiro de 2009

Índia


Uma viagem que faz parte do sonho e do imaginário de muitas pessoas. Esta é a Índia, que está em alta com a nova novela que começa esta semana na televisão e deixa muitas pessoas imaginando em um dia visitar um dos principais países asiáticos. A primeira coisa que vem à cabeça é um país exótico, diferente do que estamos habituados. Um destino que reúne cultura milenar, religião, gastronomia, compras e paisagens belíssimas.

É um destino para todas as pessoas, independente da idade ou sexo. Para quem busca autoconhecimento, a Índia oferece práticas de yoga, clínicas de medicina ayurveda (medicina milenar muito praticada pelos indianos), meditação, além dos inúmeros locais históricos. Um lugar com grandes contrastes, onde beleza e pobreza convivem numa sociedade tão peculiar que é impossível a comparação com o mundo ocidental.
Considerado o segundo país mais populoso do mundo, com uma população que supera o 1 bilhão de habitantes, a Índia é também bem povoado, pois apresenta uma população de 250 habitantes por km2.

Porém sua distribuição demográfica é irregular e seu rápido crescimento demográfico tem acentuado essa irregularidade. Outra característica da Índia é seu problema linguístico. A língua mais falada é o hindu, usada por 37% da população, mas há outras 16 línguas oficiais, além de cerca de 1.630 dialetos em uso.

O relevo da Índia pode ser dividido em três. Ao norte encontra-se a Cordilheira do Himalaia, com cerca de 40 montanhas com mais de 7.500 metros de altitude; por isso, é conhecida como o "teto do mundo". Aos pés do Himalaia estende-se a planície Indo-gangética, de formação sedimentar recente, com solos férteis. Mais ao sul, ocupando metade da Índia, localiza-se o planalto do Decã, de formação antiga e cristalina, responsável por fartos recursos minerais, como ferro e manganês. Na parte ocidental, esse planalto tem escarpas mais elevadas, chamadas de Gates, onde nascem vários rios que correm para o Oriente.

Programe a viagem para os meses de outubro a março. Essa é a melhor época para ir ao país. O clima é agradável e, nesses meses, não há as chuvas constantes e torrenciais. Para circular dentro da Índia, prefira o trem. Além de fazer conexões por todo o país, as viagens ferroviárias são mais divertidas, constantes, custam menos que as de avião e são mais confortáveis que as de ônibus. As estações ferroviárias das principais cidades vendem o passe de um dia para leito na segunda classe por um preço bem acessível. Essa é a opção mais usada pelos turistas.

Na primeira classe, que tem cabines duplas ou para quatro pessoas, o passe custa praticamente o dobro, as camas são tão confortáveis quanto as da segunda classe, porém a cabine oferece mais privacidade, e o banheiro costuma ser mais limpo, por atender menos pessoas no vagão.

Costumes
Quem visita a Índia deve se preocupar com a postura na rua. A cabeça é a parte mais sagrada do corpo e os pés a mais profana, portanto, é considerado altamente desrespeitoso tocar a cabeça das pessoas ou apontar para os pés para elas. Quando sentar, coloque os pés para trás ou sente na posição de lótus. O contato físico entre homens e mulheres não é bem visto, portanto, qualquer tipo de carinho entre os casais deve ser feito privadamente, e o cumprimento mais aceito é o Namaskar ou Namastê, realizado com as mãos juntas na altura do queixo, principalmente entre homens e mulheres. Nas ruas perguntas como "quantos filhos você tem?" ou "quanto você ganha?" são feitas de modo natural e direto pelos indianos.

O vestuário é um item que demanda muita atenção. Homens e mulheres devem se vestir de modo conservador, de preferência, com roupas que cubram os joelhos e os ombros. No litoral o vestuário é mais despojado devido ao clima, pode-se até usar shorts. No entanto, a peça deve ficar restrita a essas áreas, pois usá-las em outros lugares é considerado o mesmo que sair por aí usando apenas suas roupas de baixo.

Ao visitar lugares de adoração religiosa é necessário sempre pedir permissão antes de entrar. Muitos templos hindus restringem a entrada de não-hindus e algumas mesquitasta se tornam inacessíveis em épocas de rituais especiais. Também é preciso pedir permissão para fotografar e filmar. É inapropriado fotografar mulheres muçulmanas, algumas cerimônias religiosas, pessoas enquanto estão comendo ou se banhando em público.

Conjunto de Templos de Khajuraho

Khajuraho é hoje um dos mais populares destinos turísticos na Índia, provavelmente pela presença do maior grupo de templos hindus medievais, famosos pelas suas esculturas eróticas, onde serviu de capital religiosa à dinastia Hindu Rajput, que controlou esta parte da Índia entre o século 10 e o século 12 os quais seriam seguidores do culto tântrico.

O conjunto de templos foi construído ao longo de cem anos, desde o ano 950 até ao ano 1050, dotado de uma área central protegida por uma muralha com oito portões, cada um dos quais com duas palmeiras de ouro. Na época áurea da cidade, contavam-se mais de 80 templos hindus, dos quais apenas 22 se encontram em estado razoável de conservação, espalhados numa área de cerca de 21 km².

O conjunto de monumentos foi classificado pela Unesco como Patrimônio Mundial. Os templos de Khajuraho, construídos através de superestruturas em espiral, enquadram-se no estilo Shikhara dos templos do norte da Índia e por vezes à planta ou esquema Panchayatana.




Na capital da Índia o turista pode ir a Kendra, um espaço de ayurveda (uma medicina indiana milenar), e fazer uma massagem com cerca 45 minutos, pelo custo de US$ 18 por pessoa. A maioria dos hotéis oferece spas onde é possível desfrutar desta delícia indiana, porém em Delhi costuma ser mais caro do que em outros lugares do país. Ao sul, a massagem é bem mais barata, diversificada e especializada.

Para quem busca gastronomia, pode se deliciar com a comida indiana e seus temperos incríveis, conhecidos no mundo todo. Opções não faltam, mas o Hotel Imperial é um dos mais conhecidos e recomendados. O restaurante tem diversos estilos asiáticos e demorou mais de sete anos para ser construído. A experiência custa em média US$ 20. Em Connaught Place, no centro, a dica é o Gaylord, onde um jantar para dois sai em média por US$ 25. Já o Bukhara é considerado um dos melhores restaurantes da Índia e fica no Sheraton Hotel. Contudo, não se esqueça que os indianos adoram uma comida bem condimentada, com bastante tempero, principalmente, o gengibre e a pimenta, que podem ser fortes para o gosto dos ocidentais.

A gastronomia é muito diversificada e cada região mantém os seus costumes. Ao sul a comida é mais picante e predominantemente vegetariana, enquanto o a alimentação do norte é rica em carnes, sempre de carneiro, frango ou porco.

Uma refeição básica indiana leva arroz, dhal (uma espécie de creme de grão-de-bico), legumes e pães sem fermento. Mas existem pratos que o turista não pode deixar de experimentar, como o "Rogan Josh" é um ensopado de carneiro muito apimentado, preparado com cebolas e tomates, e o "Palak Paneer", feito de queijo cottage cozido com espinafre e especiarias.


Compras

Os tecidos e estampas indianos são mundialmente apreciados por sua qualidade e beleza, a indústria têxtil sempre foi uma das principais atividades na região, e os tecidos são excelentes e baratos, proporcionando a alegria dos visitantes. A seda ganha destaque. Os saris de Varnasi são muito apreciados, assim como echarpes, toalhas de mesa e os enfeites de parede.

Já as joias da Índia são conhecidas pelo seu design exótico e bem trabalhado. A variedade encontrada no país é imensa e os desenhos são os mais diversificados possíveis. Ouro e prata são vendidos pelo peso, com uma pequena quantia sendo adicionada pelo trabalho do ourives, mesmo assim, podem ser adquiridos por ótimos valores. Também há uma imensa quantidade de pedras preciosas como safiras, pedras-de-lua e águas-marinhas que podem ser adquiridas à parte.

As esculturas feitas de madeira de sândalo também são muito apreciadas, pois possuem uma cor diferenciada e exalam um agradável perfume.

Uma dica para a hora de ir às compras, é o momento de praticar a arte da barganha com os indianos, sem esquecer de ser paciente e educado. Primeiramente, nunca se pode demonstrar o interesse em uma mercadoria, se isso acontecer o vendedor pode aumentar o preço em até 50%. Se o turista gostar de algo e julgar o produto muito caro, vale ir embora da loja e voltar mais tarde para pedir um desconto melhor, a tática costuma funcionar.







A atração turística mais visitada da Índia, o Taj Mahal, é um mausoléu situado em Agra. Encontra-se classificado pela Unesco como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.

A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A joia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, sendo o Taj Mahal construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro.
O principal material empregado para a construção é o mármore branco trazido em carros puxados por bois, búfalos, elefantes e camelos desde as pedreiras de Makrana, no Rajastão, situadas a mais de 300 km de distância.

O segundo material mais utilizado é a pedra arenisca rochosa, empregada na construção da maioria dos palácios e fortes muçulmanos anteriores à era de Shah Jahan. Este material foi utilizado em combinação com o mármore negro, nas muralhas, no acesso principal e na mesquita.

Estima-se que o Taj Mahal custou cerca de 50 milhões de rupias. Naquele tempo, um grama de ouro valia aproximadamente 1,40 rupias, de modo que segundo a valorização atual, a soma poderia significar mais de 500 milhões de dólares.


Fonte: Jornal da Orla (Santos - SP)

http://www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra.asp?cd_noticia=2998

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