terça-feira, 24 de agosto de 2010

MEDITAR É PRECISO




Ao se levantar e espreguiçar os braços por alguns instantes, o dia corre melhor e mais sereno. Provavelmente você nunca reparou isso, mas mantenha-se atento da próxima vez e note a diferença.
Segundo o publicitário e especialista em Meditação Ativa, Américo Barbosa, o ato é uma variante das mais de 6 mil formas de meditar, ou seja, de ativar a capacidade da mente, trazer uma espécie de paz de espírito e clarear as ideias na hora de tomar importantes decisões. 




Diferente do relaxamento, que desliga a mente da pessoa, a meditação tem a função inversa: ela clica no botão ligar, ao mesmo tempo em que oferece um descanso para o coração e o cérebro, algo que não acontece nem dormindo o mais profundo sono dos justos, pois, segundo Barbosa, são os únicos órgãos que não descansam juntos com o resto do corpo ao dormir.

Ao meditar, a pessoa também consegue se livrar de sensações incômodas, frutos do estresse e da raiva, permitindo encarar os problemas através de um retrovisor de 360º, enxergando todas as possíveis soluções. "Problemas fazem parte do caminho para a evolução", ressalta o publicitário. "Mas quando a raiva domina, a pessoa simplesmente não consegue enxergar as possibilidades. É, como dizem, a raiva deixa a pessoa cega", explica.
O autocontrole em situações desagradáveis traz benefícios tanto no trabalho, ao ter que lidar com algum imprevisto, quanto nos próprios relacionamentos familiares e interpessoais. A pessoa deixa de descontar no namorado frustrações vindas de fora e, por que não, de dentro da própria relação.

Além de aumentar a tolerância, manter a raiva fora do corpo ajuda também em aspectos orgânicos, como o sistema imunológico. Em situações de estresse ou nervoso, hormônios e diversas outras substâncias químicas são liberadas na circulação sanguínea, como uma espécie de estado de alerta, e o corpo passa a lutar contra isso, a repelir a ameaça. Ao meditar, a pessoa trabalha na recuperação desse processo e reorganiza seu sistema imunológico. "É uma forma de manter-se atenta, mas não pronta para uma guerra, como se o corpo estivesse dominado pela raiva", explica Barbosa.

A vantagem é que, como as pessoas vivem correndo de lá pra cá, comportamento típico da pós-modernidade, o tempo reservado para a meditação não precisa necessariamente ser extenso. Barbosa afirma que uma pessoa pode meditar enquanto está andando, por exemplo, durante apenas um ou cinco minutos por dia, ou até mesmo por semana.

 "Em uma reunião de negócios estressante, a pessoa pode simplesmente pressionar o dedo direito no centro da mão esquerda, fechá-la bem, e concentrar-se na pulsação. Ela não se desliga do que está sendo tratado na reunião e ainda consegue garantir paz e calma para chegar ao fim", ensina. "Mais de 70% dos funcionários brasileiros vivem constantemente sobre níveis altíssimos de estresse e 25% dos professores chegaram ao seu limite. Em estados como esse, tudo o que a pessoa faz se torna superficial", argumenta. "O objetivo final não é tornar-se um santo, mas aprender a ter maior domínio sobre si e sobre suas próprias ações", arremata.

Palestra - O especialista Américo Barbosa realizará dia 1º de setembro, às 18h30, uma palestra no Sindicato do Comércio Varejista de Santos. Além dos benefícios que a meditação traz, ele também ensinará diversas técnicas de meditação. Mais informações: www.meditacaoativa.com.br


http://www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra.asp?cd_noticia=4475

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly