segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TOURADA - UM RITUAL...MACABRO





Dias antes do espetáculo, são colocados pesos sobre as costas do touro, que lhe causam muitas dores. Um dia antes o animal é posto num recinto escuro, sem água ou alimento. Dão-lhe laxantes, provocando diarréias que o desidratam. As pontas dos chifres são cerradas, tornando-se sensíveis e dolorosas a qualquer toque. Seus olhos são besuntados com vaselina, o que dificulta a visão.
Quando a porteira se abre e ele entra na arena cheia de claridade, está fraco, debilitado, dolorido e sem enxergar direito. As roupas coloridas e cheias de lantejoulas dos toureiros ainda mais confundem sua visão.
Montados a cavalo, os "picadores" iniciam a tortura. Lanças são espetadas em suas costas, perfurando - as até o pulmão. Lanças menores, com pontas em forma de anzol para que não se soltem, continuam a ser fincadas em seu dorso, dilacerando mais e mais os pulmões. Os pulmões se enchem de secreção e sangue e o touro começa a não conseguir respirar. Golfadas de sangue passam a sair pelo nariz e pela boca. Alguns cavalos (que têm os olhos vendados, os ouvidos tapados e as cordas vocais cortadas) muitas vezes são atingidos e têm as barrigas rasgadas, caindo ao chão com as vísceras caindo para fora.
Quando o touro já não mais se aguenta de pé, chega o "heroico" matador, para o golpe final.
Uma espada é fincada em sua nuca para secionar a medula. O touro cai e não consegue se mover, mas ainda está vivo e sente. O matador tenta apunhalá-lo no coração, mas nem sempre acerta da primeira vez. Várias punhaladas são necessárias. Finalmente, o touro está morto. A tortura terminou.
O "heroico" matador corta-lhe as orelhas e a língua e as exibe, triunfante, para uma plateia que aplaude, ensandecida.
Como pode essa barbárie ser chamada de "arte", "cultura" ou "divertimento"?

Fonte: Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal - foranima@terra.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. matplisboa@hotmail.com (Organização Portuquesa de Bem-Estar Animal)

http://www.institutoninarosa.org.br/textos Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Um comentário:

  1. Concodo com vocês, acho um crime contra os touros, essa pessoas se divertem com isso.... são insensiveis.

    ResponderExcluir

Printfriendly