sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Invictus, William Ernest Henley



Do breu da noite que não dissolve
A me envolver em nuvem negra,
A qualquer deus - se algum me ouve,
Agradeço por minha alma que não se verga.

Fustigado pelas garras do acaso,
Nunca lamentei, não esmoreceu minha fé.
Sob os golpes fortuitos do descaso,
Trago a cabeça em sangue, mas ainda de pé.

Além deste lugar de ira e ranger de dentes
Só se vê o Horror de sombras silentes,
Mas a ameaça do Tempo, que nunca recua,
Não me amendronta, nem me acua.

Embora estreito o portão, sigo adiante,
Mesmo tendo ao lado o castigo e o desatino,
Da minha alma eu sou comandante;
Eu sou o senhor do meu destino.

Poema de William Ernest Henley
(1849-1903)
(tradução de Renato Marques de Oliveira). Poeta inglês, teve uma vida difícil. Tuberculoso desde os 12 anos, teve a perna esquerda amputada aos 16, por causa da doença.
Trabalhou para sustentar a mãe e os irmãos após a morte de seu pai e perdeu sua única filha, de 06 anos, vítima de meningite. O poema foi escrito no hospital.
Sua grande publicação foi The Song of the Sword, em 1892. O seu poema mais famoso é Invictus.

Invictus é um pequeno poema vitoriano do poeta (também crítico e editor). Ele foi escrito em 1875 e publicado pela primeira vez em 1888.


Nelson Mandela citou-o como fonte de inspiração durante seu tempo na prisão na
Ilha Robben de 1964 a 1990. Em uma cela com dimensões reduzidas de 2,5 por 2,1 metros, e uma pequena janela de 30 cm. Na prisão ficou privado das informações do mundo exterior, pois lá não eram permitidos jornais. Contudo, aprendeu a pensar a longo prazo, e procurava passar esta forma de raciocínio aos mais jovens, que cobravam dele respostas imediatistas às autoridades.

invictus
Latim, que significa: invencível,bravo, inconquistável, indomável, indócil, indómito, inexpugnável, insubmisso, insuperável e rebelde.

 
Fonte: Cartas entre Amigos - sobre ganhar e perder - Gabriel Chalita e Fábio de Melo - Ed. Globo pg. 83

Assista também ao filme: Invictus (leia mais no link abaixo).

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-129694/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly