sábado, 4 de agosto de 2012

A menina Sadako e os mil tsurus




Tsuru (cegonha em japonês) - é uma ave associada à juventude e à longevidade. É uma das figuras mais conhecidas da antiga arte do origami, dobradura de papel. Diz uma lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo de deseja alcançar, vai alcançar seu desejo. Também simboliza boa sorte, felicidade e saúde. 
No costume oriental  para ter o que deseja realizado você precisa trabalhar enquanto deseja, é necessário cumprir uma tarefa enquanto espera. A lenda diz que aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos Deuses.
A lenda do tsuru ficou conhecida através da história da menininha Sadako, que aos 2 anos sobreviveu a explosão da primeira bomba que foi lançada em Hiroshima. Mas, aos 12 anos adoeceu devido aos efeitos da radiação. Como há uma crença japonesa de que se uma pessoa doente dobrar mil tsurus de papel, então fica melhor, ela começou a dobrar tsurus de papel. Com o tempo, a sua saúde não melhorava e ela foi percebendo que não ia recuperar. Então, em vez de dobrar para ela mesma, começou a dobrar para as outras crianças que também estavam atacadas pelo mesmo mal.
Cada tsuru que ela dobrou era como uma prece. Dizem que ao dobrar cada um dos tsurus, ela dizia:
  
“Vou escrever Paz nas tuas asas e vais voar à volta do mundo.” 


E assim a sua prece era não só pela cura e pela felicidade, mas também pela Paz.
Sadako não viveu para dobrar todos os seus mil tsurus e os seus companheiros de escola completaram a tarefa. Uma das versões da história diz que os enterraram com ela. Mas a oração de Sadako pela vida teve a sua resposta porque a história de Sadako e dos seus colegas de escola chegou ao conhecimento de todo o Japão e o tsuru de papel transformou-se num símbolo de paz e reconciliação.
Foi construída no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, uma estátua em sua memória e de todas as crianças mortas pela bomba, com os dizeres:


"Eis o nosso clamor
Eis a nossa prece
Para construir a Paz no mundo."

Leia mais:
http://www.japaoemfoco.com/historia-e-significado-do-monumento-da-paz-das-criancas/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly