segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Respirando e Meditando, Thich Nhat Hanh



Aprendendo a se conectar consigo mesmo. Em Plum Village*, a nossa prática é simples. Primeiro, vamos aprender a respirar. Podemos começar a se conectar com nós mesmos através da inspiração. A respiração é a gente. Se você praticar, a qualidade vai melhorar. Mais suave. Mais luz. Nós usamos um gatha*:



Dentro, fora.
Profundo, lento.
Acalmar, aliviar.
Liberação, sorria.
Momento presente,
Momento maravilhoso.

Trabalhar com sentimentos através de nossa respiração também é possível. Isto é ensinado no Sutra na plena consciência da respiração. Praticar significa cuidar do nosso corpo e nossa mente. Temos os cinco Skandhas. Ainda  sofrendo, mas podemos estar em harmonia com nós mesmos. Faça as pazes com nós mesmos. 
Thich Nhat Hanh
Thich Nhat Hanh é um monge budista vietnamita. Seus esforços ao longo da vida para a paz - especialmente durante a guerra do Vietnã - inspirado Martin Luther King, Jr. para nomeá-lo para o Prêmio Nobel da Paz em 1967. Ele vive no exílio, em uma pequena comunidade, *Plum Village, na França, onde ele ensina, escreve, jardins, e trabalha para ajudar os refugiados em todo o mundo. 
Gatha - é um tipo de medida e muitas vezes rítmica verso poético. A palavra é originalmente derivada da raiz sânscrita gai / Prakrit, o que significa que, para falar, cantar, recitar ou exaltar.
Fonte: The Heart of the Buddha’s Teaching, by Thich Nhat Hanh
Original Poem
In, out.
Deep, slow.
Calm, ease.
Smile, release.
Present moment. 
Wonderful moment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly