sábado, 17 de agosto de 2013

Uma frase pode mudar tudo, Bernardino Nilton Nascimento



Para mim, tudo pode ser resolvido em uma frase, e, certamente, todos nós já dissemos alguma que tocou no coração de alguém. Muitas personalidades, cientistas, filósofos, artistas, religiosos e escritores ficaram marcados, não só por suas obras, mas também por suas frases marcantes.

Muitas vezes, lendo um livro, acabamos marcando algumas frases que gostaríamos que ficassem marcadas em nossos corações. São frases de esperança, de solidariedade, de amor e muitas outras que nos enchem de fé e esperança.

Então, convidei alguns amigos e leitores dos meus artigos para escolherem algumas frases lá escritas.

Uma vez fui fazer uma palestra e só apareceu uma bondosa senhora para assistir. Ela, sentada na primeira cadeira e eu, de pé, atrás de uma mesa com um copo com água que ela mesma colocou. De repente ela se virou, não viu ninguém e perguntou: “O senhor vai começar a palestra só comigo na sala?” Olhei para a sala, respirei fundo e respondi: “A senhora é uma pessoa importante para mim. Darei a palestra sim. Mas, quem disse que a sala está vazia?” A senhora é tudo neste instante! 
Comecei a palestra só com ela, e em 20 minutos a sala estava cheia. Foi aí que passei a dar toda atenção possível às pessoas que estão comigo no agora, no momento presente. Se de repente eu partir para outra vida, carrego comigo o carinho e a atenção que dei à última pessoa que estava comigo.

Uma frase bem feita é como o nascer de uma criança, nos enche de alegria e esperança.

O otimismo não constitui poltrona preguiçosa para os seus crepúsculos de anil. É manancial de forças para os seus dias de luta.

A resistência não é adorno, é o sustento de sua fé.

Paciência não é um vitral gracioso para as suas horas de lazer, é amparo destinado aos obstáculos.

A serenidade não é jardim para os seus dias dourados, é um suprimento de paz para as decepções de seu caminho.

Apesar do meu esforço de inteligência, não consigo descobrir qual é a essência da lágrima em seu mistério e sutileza.

Viver! Este é o lema: colocando toda a emoção para fora, toda a alegria, todo o prazer; unindo-se à natureza, ao belo, rendendo-se aos sentimentos, deixando-se abrir como uma flor.

Para os sentimentos não há remédio. Somente com outros sentimentos é que vem a cura.

Não é fácil falar de Deus com quem está com fome; primeiro tem que se dar o que comer e depois falar de Deus.

São tantos os medos que deixamos de consultar o coração; a mente entra e coloca a preguiça na frente deixando o agora para amanhã, que não existe!

Somos fortes e podemos mudar tudo de ruim que nos acontece, mas temos que ter mais calor humano; devemos ser mais verdadeiros, usar mais o coração nas horas das decisões.

Se formos controlados pelos nossos desejos instintivos, o que nos diferenciará dos animais?

É melhor nos apegarmos aos momentos que estão aqui e agora, porque em um instante podem desaparecer para sempre.

Não podemos abandonar a vida e nem o prazer de viver materialmente; devemos buscar o equilíbrio entre o prazer da vida e a escalada espiritual.

Prazeres materiais e sentimentais são o que não faltam aqui para serem vividos na sua plenitude. Comece, agora, a escrever o final da sua história afirmando o seu amor à vida.

Não temos só que buscar a nossa salvação, mas ir além, buscar a salvação da raça humana.

O tratamento aos animais superou, em muito, o tratamento ao ser humano. Não que os animais não mereçam carinho, mas a raça humana merece, pelos menos, ser respeitada.

Entre o antigo e o novo, entre a teoria e a prática, entre a guerra e a paz, entre a vida e a morte, entre o céu e a terra, entre frio e o calor, entre a alegria e a tristeza, entre a dor e a saúde, entre o feio e o bonito e entre o bem e o mal, tudo muda num piscar de olhos.

Uma vez escutei os gritos de Liberdade, Paz e Amor... 
Pensei ali que tudo iria mudar.
Mas foi só o grito.

Não podemos deixar a Terra virar um cemitério abandonado. A mãe Natureza não merece esse fim.

Paixão não é amor. Amor constrói, faz o dia ficar sorrindo. A paixão é cega, não deixa ver o que é lindo, constrói a raiva, o medo e a mentira.

É mais fácil falar com o coração; ele é intuitivo e sempre tem o remédio certo para cada ocasião.

Hoje a humanidade está descrente do amor, absorvida pelas mais vis ambições. E a Terra vai se tornando um arsenal de guerra, quando deveria ser uma mansão de paz.

Ser bom é ser natural; ser simples é ser normal; ter compaixão é ter coração; ter gratidão é ter alma. A soma destes sentimentos nos faz ser autênticos.

Deixa-me solitário, em plena calma. Só do silêncio quero ouvir a voz enternecida.

Eu quero o silêncio para sentir a vida. Preciso meditar para viver a alma.

Dê-me o direito, ao menos, de viver da poesia! 
Amar e ser feliz, é ter alegria.

Fraco é aquele que fraco se imagina; olha no alto a que o alto se destina.

A confiança em si mesmo é a trajetória que leva ao auge da vitória.

Se imaginares perder, perdido estás. Quem não confia em si, marcha para trás.

Na verdade, ter ou não ter religião não é o que vai fazer você ir para o Céu. Você veio do Céu e seu lugar está lá, esperando a sua volta.

O homem, ao pensar perder a vida, tem uma preocupação muito séria: viver escravizado à matéria.

A sorte do homem é quando recebe o ensinamento raro que lhe proporciona o preparo
suficiente pra enfrentar a morte!

Não é preciso que sejas um profeta ou um doutor e nem que tenhas a sensibilidade de um místico para que as lágrimas, o sofrimento e a dor te façam reconhecer, no interior, as manifestações do teu EU CRÍSTICO! 

Terei de não acreditar nas manifestações de entidades invisíveis e inteligentes, somente por que o ceticismo de alguns homens continua a considerá-las inexistentes?

Por que terei de ouvir o som de cordas frouxas e desafinadas de um pobre instrumento, se pressinto as vibrações e a sublimidade da música divina, que preenche todo o firmamento? 


Bernardino Nilton Nascimento

Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=04867

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly