quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Criança, Pablo Picasso

Pablo Picasso e sua cachorra dachshund Lump*

"Levei quatro anos para pintar como Raphael, mas a vida toda para pintar como uma criança." 
Pablo Picasso


Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador do cubismo - ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o co-inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Senhoritas d’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante aGuerra Civil Espanhola.
Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX, responsável por importantes avanços na pintura, na escultura, na gravura e nas cerâmicas.


* Deve ter sido amor à primeira vista, pelo menos para Lump, o dachshund.
A escolha não convencional do dachshund deve ter impressionado o artista. Além disso, Lump foi o mais longo relacionamento e  mais feliz de Picasso
"Picasso pintou um retrato de Lump em um prato"
O dachshund é considerado um dos modelos animais mais importantes da história da arte.
Lump,  teve uma vida maravilhosa. Picasso arranjou para  ele para a senhora dachshund Lolita que era uma descendente do cão do escritor Victor Hugo.
Eles ficaram velhos juntos,  pintor  e cão. A dachshund atingiu os seus 17 anos e partiu no dia 29 Março de 1973. Seu mestre, Pablo Picasso, o seguiu dez dias depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly