sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O presente precioso, Spencer Johnson


"O presente precioso nada tem a ver com sonhos.
Quando tiver o presente precioso você se sentirá contente de estar onde está.
Você já conhece o presente precioso. Você já sabe onde encontrá-lo. 
E já sabe como pode fazê-lo feliz. E conheceu melhor quando era um menino. Apenas esqueceu.
O presente precioso não é uma coisa que alguém lhe dê. É um presente que você dá a si mesmo, o PRESENTE precioso.
É bom pensar sobre o passado e aprender com meu passado. Mas não é bom estar no passado. Pois é assim que perco o meu eu.
Também é bom pensar sobre o futuro e me preparar para o futuro. Mas não é bom estar no futuro. Pois é assim, também, que perco meu eu. E quando perco o meu eu, perco o que é mais precioso para mim.
Posso escolher ser feliz agora ou posso tentar ser feliz “quando...”, “ou se...”. 
Sei que algumas pessoas escolhem receber o presente precioso quando são jovens, outras na meia idade e algumas quando são muito velhas. 
E há pessoas, tristemente, que nunca o fazem. 
Posso escolher receber o presente precioso sempre que eu quiser. 
Quando eu vejo o presente, aceito o presente e experimento o presente. 
Estou bem e estou feliz. 
A dor é apenas a diferença entre o que é e o que quero que seja.
Quando me sinto culpado por meu passado imperfeito, ou me sinto ansioso por meu futuro desconhecido, eu não vivo o presente. Sinto dor e me faço doente. Sou infeliz. Meu passado foi o presente e meu futuro será o presente. 
O momento presente é a única realidade que eu experimento. 
Enquanto eu continuar a permanecer no presente, sou feliz por toda a vida. 
Porque toda a vida é sempre o presente."

Spencer Johnson

Trechos do livro "O Presente Precioso".


Spencer Johnson (1940 - ) é um escritor e psicólogo americano, mais conhecido por seu livro motivacional de 1998 intitulado Quem Mexeu no Meu Queijo? Johnson nasceu em Dakota do Sul e formou-se em Psicologia pela Universidade da Califórnia em 1963.

Colaboração de Carol Sasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly